Action Sketch

actionsketch_lucasterra
 

Há algum tempo peguei pra ler o doutorado de um dos nossos professores lá da FAU, Gil Barros, sobre esboços para o Design de Interação.

No texto final do trabalho - que você pode conferir aqui - Gil levanta um ponto extremamente importante deste tipo de projeto: durante o desenvolvimento de uma interface desenha-se aos montes telas estáticas mas pouco do que é efetivamente a interação. Quais são os triggers para cada resposta que vemos nas telas, e ainda mais difícil: como representar no papel, uma mídia estática, o "entre-telas", de forma que seu time ou até mesmo você entenda aquilo que foi desenhado no papel? Esse é o objeto de estudo desse doutorado, que conta com uma extensa fase de pesquisa e traz um caminho bem interessante como solução.

 

 

As três regras do Action Sketch:

  • desenhe só o que muda entre os quadros;
  • em cada folha mantenha o foco em apenas uma ideia;
  • o importante é expressar a ideia, use o que for útil da técnica e modifique conforme necessário.

 

     A partir daí, você já pode partir pra representação (usando o arquivo ZIP como dicionário) usando três cores para cada etapa:

  • estado inicial: preto;
  • ações do usuário: verde;
  • ações do sistema: laranja.

 

O livro promete uma boa leitura mesmo para quem, como eu, nunca leu muito sobre o assunto mas acredito que o resultado só vem com a prática. Em uma das aulas de Interaction desse semestre tivemos a chance de brincar um pouco com a ferramenta pra desenvolver sem pensar muito algumas telas para uma rede social. 

Meu parecer sobre o texto é que ele é bastante explicativo - ao ponto de se tornar até mesmo repetitivo em alguns trechos - mas que funciona. Confesso que não li muitas publicações na área mas acho importante termos mais produções que fujam da teoria e que criem ferramentas testadas em campo - Gil Barros testou com 24 profissionais e depois colheu feedback individual de cada um.

 

Você pode ler um pouco mais sobre o trabalho do professor no blog Arquitetura da Informação, neste post dedicado ao assunto e baixar o arquivo ZIP da versão beta do projeto com o material necessário pra entender essa técnica - sem precisar ler o doutorado todo.